sábado, 6 de julho de 2013

Réptil que dominou a Terra antes dos dinossauros

Há 250 milhões de anos atrás, antes do surgimento dos primeiros dinossauros, um réptil chamado Bunostegos dominava grande parte do planeta. Sua aparência imponente devia causar impacto na paisagem desértica da Pangeia central (o supercontinente que gerou as divisões continentais atuais). Hoje, seu território ocuparia o norte do Níger.
Ele era um réptil herbívoro do tamanho de uma vaca, com um crânio encaroçado e uma carapaça osséa no dorso.Batizado com um nome bastante pertinente-Bunostegos significa "teto saliente"-esse curioso animal pré-histórico era um pareiassauro, um enorme réptil herbívoro, comum em toda Pangeia.
Como o Bunostegos tem características semelhantes às de répteis mais antigos, os pesquisadores acreditam que uma população isolada tenha persistido no supercontinente durante milhões de anos.
"As pesquisas nessas bacias menos conhecidas são extremamente  importantes para uma interpretação significativa do registro fóssil do Permiano. Nossa compreensão desse período da extinção em massa que marcou seu encerramento depende da descoberta de mais fósseis como o bizarro Bunostegos", afirmou o paleontologista Gabe Bever.
Apesar da popularidade da extinção em massa que varreu os dinossauros da Terra, Bever se refere a outra extinção, que abriu caminho para os primeiros dinossauros dominassem o planeta.
O Bunostegos é a prova de que animais enormes já existiam antes do surgimento do Tiranossauro Rex e de outros dinossauros. Ao que parece, eles precisavam ser muito resistentes para sobreviver em um ambiente tão hostil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário